PÁGINA PRINCIPAL


Secretaria de Estado da Educação  

Diretoria Regional de Ensino de Osasco
 “E.E. Professor Armando Gaban”

Professor Armando Gaban
                           
   Resgatando a História do Nosso Patrono                                                                  
O Professor Armando Gaban nasceu no município paulista de Casa Branca (Mesorregião de Campinas) no Dia 13 de Julho de 1929, era filho do Senhor Angelo Gaban e da Senhora Luiza Vicentin. Desde cedo se destacava pelas suas habilidades e inteligência, formou-se Técnico de Contabilidade e Administração. Cursou o Ensino Médio (antigo Curso Clássico) no Seminário Menor e Filosofia no Seminário Maior, licenciou-se em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Professor José Augusto Vieira Machado em Minas Gerais e Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mogi das Cruzes. Participou de um Curso de Extensão Universitária cuja temática era o “O Fenômeno da Repetência na Escola Brasileira”, em 1969. Cursou Administração no SENAC e participou da Semana de Estudos Filosóficos e de Encontros de Diretores e Secretários.                                           Desenvolveu diferentes atividades profissionais, entre 1951 e 1962, atuou como Escriturário na Prefeitura Municipal de São Paulo, em seguida atua como Professor no Colégio São Gabriel dos Padres Passionistas. Em Osasco, torna-se Professor Estagiário de Inglês (1°, 2° e 3° Séries) do Curso Técnico de Contabilidade no Colégio Latino Americano entre 1962 e 1963, Professor no Colégio e Escola Normal Estadual Antonio Raposo Tavares (CENEART) e Professor de Inglês na Escola Estadual de Segundo Grau Dona Escolástica Rosa Santos, de 1977 a 1979. Foi Diretor do Sexto Ginásio Estadual de Osasco (Escola Estadual de Primeiro Grau Independência), no período de 05/08/1969 e 01/08/1971, e também, Diretor do Colégio Estadual de Presidente Altino e do Colégio Estadual Maestro Callia.                                                                                                                                          O Professor Armando Gaban casou-se com a Senhora Helena Ferreira Pinto Gaban e teve dois filhos; Marcos Gaban e Silvia Gaban.  O Emérito Professor faleceu no Dia 29 de Março de 1979 na Cidade de Santos (litoral paulista). 

Fontes de Pesquisa:
Arquivos Históricos da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)
Coletâneas de Obras da Biblioteca Digital da Apesp
Diário Oficial de Estado de São Paulo  Lei 3.252 de 24/03/82
Lei 3.252 de 24/03/1982 de Autoria do Deputado Estadual Carlos Zuppo

Autor da Pesquisa: Professor José Sebastião Rodrigues (Prof° Rodrigues) 
                                  PEB II – História / Geografia
Colaboração e Revisão do Texto: Professor Caroline Rodrigues Leal
                                                         PEB  II – Letras / Pedagogia

__________________________________


Escola Estadual Professor Armando Gaban




 



História da Escola Estadual Professor Armando Gaban

A Escola Estadual Professor Armando Gaban foi criada em 05 de abril de 1979 com o nome de Escola Estadual de Primeiro Grau da Olaria do Nino (referência a uma antiga Olaria de Tijolos que existia na região). Sua criação atendia a uma antiga reivindicação dos moradores do Jardim Conceição e Região, pois não havia nas imediações nenhuma escola para atender as crianças no início do Loteamento, o que as obrigava a se deslocar para outros bairros, principalmente para o Jardim Novo Osasco.  A Escola foi construída numa área destinada para a construção de prédios públicos (bens públicos) pelos antigos proprietários da gleba de terra que deu origem ao bairro, como estabelece a lei de zoneamento da cidade de Osasco, área essa localizada na Rua Dr. Vicente Munhoz Bonillha, lote 217 (atual Rua   Paranaense).                                                                                                                                   
O Decreto de criação desse Estabelecimento de Ensino Público (Decreto 13.449 de 05/04/79) foi assinado pelo então Governador Paulo Salim Maluf no Dia 05 de abril de 1979 e publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo no dia 06 de abril de 1979. Nessa mesma data foram criadas na Cidade de Osasco outras quatro (4) Escolas Estaduais: EEPG do Jardim Cirino, EEPG do Jardim Baroneza, 2.a EEPG do Jardim Mutinga e a EEPG do Jardim Nova América. Todas as Unidades Escolares estavam subordinadas a DRE – 07 Oeste, 31° Delegacia de Ensino de Osasco.                         No dia 23 de março de 1982 a Escola Estadual de Primeiro Grau da Olaria do Nino passa a denominar-se Escola Estadual de Primeiro Grau Professor Armando Gaban, atendendo propositura do então Deputado Estadual Carlos Zuppo (Projeto de Lei 3.252), publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo no dia   25/03/82.                                                                                       Com o crescimento acentuado da população da região a partir do ano de 2005 a escola passa a atender alunos (a) do Ensino Médio, foi alterada então a sua denominação para Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau (EEPSG) Professor Armando Gaban. Posteriormente, todas as Escolas que atendem as modalidades de Ensino Fundamental e Ensino Médio do Estado de São Paulo passaram a serem denominadas Escolas Estaduais, a unidade escolar ganha sua denominação atual; Escola Estadual Professor Armando Gaban.                                                                                                                                    
“A Escola Estadual Professor Armando Gaban tem ganhado notoriedade pela sua Luta e Resistência, pelo desenvolvimento de diferentes Ações e Projetos voltados para a inclusão Social e Cultural de seus Alunos (a)”

Fontes de Pesquisa:
Arquivos Históricos da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp)
Diário Oficial do Estado de São Paulo Lei 13.449 de 05/04/79                                                                              Diário Oficial de Estado de São Paulo Lei 3.252 de 24/03/82
Lei 3.252 de 24/03/1982 de Autoria do Deputado Estadual Carlos Zuppo

Autor da Pesquisa: Professor José Sebastião Rodrigues (Prof° Rodrigues)
PEB II – História / Geografia
Colaboração e Revisão do Texto: Professor Caroline Rodrigues Leal
PEB II – Letras / Pedagogia



NOSSA BANDA MARCIAL

NOSSA BANDA MARCIAL

Visualizações